sexta-feira, 8 de junho de 2012

COMO SURGIU A FESTA DE CORPUS CHRISTI?



Um dos feriados religiosos que ainda permanece de pé é o dia em que se comemora a festa de Corpus Christi expressão latina que significa Corpo de Cristo.
a festa é celebrada anualmente, porém, sem ter uma data fixa ou seja é uma festa de data móvel e sem fundamentos bíblicos.
Essa festa começou com a religiosa Juliana de Cornellon, nascida na Bélgica, em 1193. segundo Juliana visões insistentes de Maria mãe de Jesus ordenava-lhe a realização de uma grandiosa festa. Juliana (mais tarde santa Juliana) afirmava que a festa seria instituída honrar a presença real de Jesus na história, ou seja, o corpo místico de Jesus na santíssima eucaristia. ainda quando era bispo, o papa Urbano IV  teve conhecimento dessas visões e resolveu estendê-las à Igreja Universal, o que então já era uma verdadeira festa. Pela bula "Transituro do Mundo", publicada em 11 de agosto de 1264, Urbano IV a consagrou em todo o mundo, com uma finalidade tríplice:
- Prestar honras a Jesus Cristo
- Pedir perdão pelos ultrajes cometidos pelos ateus
- Protestar contra as heresias dos que negavam a presença de Deus na história consagrada.
No Brasil , essa festa chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis. Na época colonial, a festa tinha uma conotação político-religiosa. é que dias antes das procissões, o Poder Legislativo exigiam que as casas de moradia e o comércio fossem enfeitados com folhas e flores. Na época, quando o Brasil ainda era uma colônia, participavam da procissão membros de todas as classes, incluindo os escravos, os leigos das ordens terceiras e os militares. Durante muitos anos, o entrosamento do povo com o governo, e vice-versa, foi praticamente completo. O exemplo que comprova esse fato ocorreu em 16 de junho de 1808, quando D. João VI participou da primeira procissão de Corpus Christi, no Rio de Janeiro.
As ornamentações dessa festa são feitas com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como papel, papelão, latinhas de bebidas, serragem colorida, isopor, etc. desenhos são elaborados nessa ornamentação com as figuras de Jesus, do cálice da Ceia e de Maria. Utilizam-se toneladas de materiais para formar os tapetes coloridos e admirados pelos que acompanham as procissões.
O momento mais solene desta festividade é quando o hostiário, onde estão depositadas as hóstias ainda não consagradas, é conduzido nas procissões por um líder da alta hierarquia católica. no momento em que o hostiário passa, um silêncio profundo é observado por todos os que estão presentes e, de uma extremidade a outra, tocasse a sineta que anuncia a passagem do cortejo. são várias as reações do público que se comovem ao extremo. Uns choram, outros se ajoelham diante do hostiário. Algumas paradas são feitas para que o Corpo de Cristo possa passar por um local digno, para ser visto por todos. É uma manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia. a Igreja Católica ensina que na Eucaristia está o mesmo Jesus que se encontra no céu, e que essa mudança é conhecida como transubstanciação. No catecismo católico em relação aos sacramentos da eucaristia ensina que "Deve-se adorar a Eucaristia"
O que diz a Bíblia? Muitos procuram justificar a festa de Corpus Christi com a Bíblia citando textos dela que supostamente dão base para o dogma da Eucaristia. os textos mais citados por eles são: Mateus 26.26-29; Lucas 22-14-20 e João 6.53-56. Essa doutrina é encontrada ao bom senso e ao testemunho dos sentidos.: o bom senso não pode admitir que o pão e o vinho oferecidos pelo Senhor aos seus discípulos na Ceia fossem a sua própria carne e o seu próprio sangue, ao mesmo tempo em que permanecia em pé diante deles vivo, em carne e osso. É manifesto que Jesus, segundo seu costume, empregou uma linguagem simbólica onde disse:

                "Este pão representa o meu corpo que por vós é dado, e este vinho      representa o meu sangue, que por vós será derramado para perdoar os vossos pecados".

Não há ninguém, de mediano bom senso, que compreenda no sentido literal estas expressões simbólicas do Salvador. A razão humana não pode admitir um pensamento de que o corpo de Jesus, tal qual se encontra no céu (Lucas 24.39-43; Filipenses 3.20-21), esteja nos elementos da Ceia.
Biblicamente a Ceia é uma ORDENANÇA e não uma Eucaristia; era empregado o pão como um memorial, como está em I Coríntios 11.25-26 que simboliza a morte e ressurreição de Jesus Cristo. quando Jesus fez na última Ceia a comparação do "pão e do vinho", não deu qualquer motivo para se crer na transubstanciação. 
Busque compreender melhor a Palavra de Deus, peça ao Espírito Santo que ilumine sua mente para que possa entender as revelações de Deus  e não se engane com os falsos ensinamentos, descubra por si próprio a vontade de Deus para sua vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eucaristia grande idolatria?
cara deu para perceber que você não intende nada sobre eucarista!Você é teologa certo? Me responde o que vale mais anos de estudos sobre Deus ou sentir sua presença viva?
outra coisa como o Senhor pode abomina a Eucaristia? Se é o seu corpo e seu sangue? Querida ja que você pesquisou sobre isso, agora pesquisa sobre os milagres eucaristicos, onde , a hóstia transformou-se em carne e o vinho em sangue.
E Corpus Christi não é em uma data qualquer! Se você não sabe tem uum CALENDARIO LITURGICO! Pesquisa sobre isso também! Quem sabe você aprende mais sobre o assunto antes de falar!